23 de jul. de 2009
.é assim que é.
Não dá pra ir lutar contra a essência. Algumas coisas poderiam ser diferentes, mas simplesmente não são. Por mais fortes que sejam as braçadas, ir contra a maré é mesmo árduo. Eu só queria não me importar. Mas não dá.
.carta à sophia.
No fundo, eu sabia que você viria. Sua mãe desejou tanto que fosse você, que por receio do seu atraso causar tamanha decepção, fizemos com que ela acreditasse que um garotão lhe traria mais felicidade. Mais você estava ali, nos sonhos e no coração. Eu te vi em sonho, assim como outras titias. Mas foi sua mãe que teve a certeza. Porque aquilo não foi simplesmente um sonho. Era você dando um sinal, enchendo-a de alegria.
Eu tive o privilégio de ser a primeira. A primeira a saber que sua mãe estava grávida. A primeira a saber que era uma menina. E pude ver a felicidade nos olhos dela. Você também ficaria emocionada. Como essa mãe te ama. E aquilo que eu julgava mais do que claro pra mim, ficou transparente: esse tal amor incondicional. Tão forte, tão vívido que os maiores problemas tornam-se microscópicos.
Deus, em sua magnífica inteligência, nos concedeu a dádiva da vida, de multiplicar o amor. Feliz de quem percebe esse milagre. Sua mãe enxerga. Enxerga com os olhos do coração. É você o centro, espelho em que ela mira-se afortunada, luz que põe nos olhos um novo brilho e que traz para alma um novo sentido em existir.
Durante a espera por sua chegada, sua mãe mostrou-se mais forte do que eu jamais poderia imaginar. Foi como um divisor de águas. Um “antes” e “depois” que só se vê na TV. A indecisão, a impulsividade deram lugar a uma verdadeira fortaleza. Passos fortes, pulso firme, alma nova. Uma leoa. Eu vi o nascer de uma mãe.
Sophia, Deus a presenteou com uma mãe generosa, dessas com um coração que não cabe no peito. Um coração que na verdade, mas parece uma terra imensa, infinita e fértil onde cada semente germina amor. É muito fácil amá-la. Por isso ame-a. Ame-a com a certeza de que tudo a ela dedicado será retribuído em dobro. Ame-a com a convicção de que ela é sem tempo e sem hora. Pra você, não há limites. Ame-a plenamente e saiba que nela, só nela, existe uma razão para o plano de Deus: você a completa. Ela completa você. Como o céu e a lua. O mar e as ondas. Tudo será perfeito. As duas para sempre juntas.
Que assim seja.
20 de jul. de 2009
.eu estarei lá.
20 de julho de 2009. Vinte e poucos anos e algumas poucas certezas. Certeza de que, entre milhões sou uma felizarda. Fui abençoada com uma família, que mesmo com seus problemas, tem como base o amor verdadeiro. Fui agraciada com o gosto pelas letras, presenteada com uma sensibilidade aguçada, privilegiada com uma saúde forte. Coisas que independem de mim, do meu simples querer. Tudo presente de Deus, e eu agradeço sempre. Mas parte importante do que faz minha vida muito mais feliz, eu bato no peito e digo: isso é mérito meu!
Dizer que “amigos são irmãos que a gente escolhe” já é lugar comum. Falar que “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves” já está mais que batido. Poetas, compositores, jornalistas e milhões de artistas já buscaram na riquíssima língua portuguesa 1 milhão de maneiras de descrever a preciosidade de uma amizade verdadeira, dessas de irmão. Há quem se aproxime da verdade, mas pra mim é mesmo difícil fugir do desesperado adjetivo “indescritível”. É muito louco parar e imaginar quantas mil pessoas passam pelas nossas vidas e nós, de livre e espontânea vontade, escolhemos um punhado delas pra compartilhar o que de mais profundo existe em nossos corações. Esse é o verdadeiro significado do livre arbítrio, da escolha. E que felicidade é saber escolher nessa hora! Felicidade de saber que em nenhuma circunstância você estará só; felicidade na convicção de que existirá alguém pra ouvir suas histórias, sejam elas quais forem; felicidade na certeza de que, mais do que um ombro amigo, você sempre terá um abraço reconfortante. E abraço de amigo é mesmo muito bom!
Queria poder colocá-los, meus amigos, na redoma do meu coração e abastecê-los somente de felicidade. Protegê-los de qualquer coisa que lhes causasse desconforto, porque assim também eu ficaria muito mais feliz. Vê-los feliz me faz feliz.
Feliz dia do amigo!
6 de jul. de 2009
.o show tem que continuar.
No último sábado tive a felicidade de ver que ainda existe um bocado de gente por aqui que não se rendeu aos malefícios das “músicas” que vêm tomando conta das paradas de “sucesso”. Uma multidão de ouvidos apurados e energia pulsando nas veias. Música de verdade cantada por artistas de verdade, apreciada porque quem, de verdade, sabe o que é bom. E como é bom! Quanta história há por trás de cada letra, quanta melodia embala cada história. Porque música de verdade, fica na história, faz história. E eu adoro uma história!
E pra cada um dos queridos que estava ali comigo, eu poderia dizer: essa música só me faz lembrar de você!
Pra Josi: “Se meus joelhos não doessem mais, diante de um bom motivo que me traga fé...” Porque era com ela que eu estava na primeira vez que escutei a música.
Pra Sayd: “Por isso não provoque, é cor de rosa-choque”... Mexe com ela pra saber.
Pra Tatá: “Hoje, preciso de você com qualquer humor, com qualquer sorriso”. Porque a alegria dela com essa música foi contagiante.
Pro Tó: “Eu tenho fé, que um dia vai ouvir falar de um cara que era só um Zé.” Porque ele adooora!
Pro Camileta: “Sim, eu estou tão cansado, mas não pra dizer, que eu não acredito mais em você.” Porque faz lembrar de vários bons momentos nossos com ele.
Pro Xande: “O amor é o calor que aquece a alma.” Porque ele é o meu amor.
BIS!
Assinar:
Postagens (Atom)